Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador Pensamentos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pensamentos. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, janeiro 14, 2022

2022 novas experiências

Ano novo.

Novo ciclo sobre velhos conhecidos.

As experiências chegam como bombas silenciosas.
Trazem medo do desconhecido
e do conhecido disfarçado em novas formas.

Amigos.
Amores.
Choros.
Decepções.

Seguimos tecendo um mundo estranho.

Alguns sofrem pela mentira dos outros.
Outros pagam caro por dizer a verdade.

Resta-me observar os passantes
e escolher caminhos,
ainda que atravessados pelo medo.

Abaixo, imagens daqueles
que me lembram da passagem do tempo.




terça-feira, novembro 09, 2021

COVID 19 Pandemia e os vivos

 No começo da pandemia tivemos que ficar restritas em casa. Foi difícil para muitas pessoas. pois alguns moravam sozinhos, outros em casas em que haviam desavenças, outros não tinham nem casa para ficar.

Agora, parece que a COVID 19 está se findando. Sua sombra está entre nós não nos permitindo nos abraçarmos como outrora, ou mesmo sairmos e oferecermos um sorriso desmascarado aos nossos amigos.

Entretanto, estamos felizes porque sobrevivemos. Perdemos pessoas queridas e choramos com aqueles que também perderam seus entes queridos. Nós que sobrevivemos temos que nós comprometermos a fazer um mundo um pouco melhor. Esse tem sido o meu compromisso e espero que também seja o compromisso daqueles que por acaso ler esse pensamento.



domingo, dezembro 27, 2020

Cálice da vida



2020 morre
e, com ele,
morre parte de mim.

Morreu meu berço esplêndido.

Perdão.
Minhas emoções o assassinaram.

Nele estavam as indecisões
e a dor do óvulo infecundado.

Seu último pulsar
foi por amor.

Aquele amor que não o tocou,
mas o marcou.

Suas memórias continuam
em suas partes vivas.

E na difícil decisão
de mutilá-lo,
realizada com Amor.


Elda de Oliveira


terça-feira, junho 23, 2020

Trabalho doméstico - das mulheres

Lendo o livro de Angela Davis, Mulheres, raça e classe, da Editora Boitempo; 2019; me deparo com uma situação que as mulheres, ainda hoje, vivenciam - o trabalho doméstico. Este trabalho é imposo a mulher como seu de direito. Ela gasta horas limpando, lavando, cozinhando e cuidando dos seus entes próximos de uma forma infindável. Este trabalho visto somente quando não realizado por aqueles que  usufruem sem gastar tempo executando-o.

Em contato com mulheres jovens moradoras das regiões periféricas de São Paulo, elas tem se revoltado e se rebelado a esse papel que suas mães querem lhes atribuir. Fato que gera estresse tanto em suas mães como nessas adolescentes que se recusam a tomar para si esse papel.  Papel esse desempenhado pelas mulheres, e muitos homens usufruem desse trabalho sem se dar conta do milagre do feijão cozido à mesa.

Esse milagre atribui a mulher o que Lenin diz: " as insignificantes e mesquinhas tarefas domésticas esmagam, estrangulam, embrutecem e humilham [a mulher], aprisionam-na à cozinha e ao quarto das crianças e desperdiçam seu trabalho em uma lida brutalmente improdutiva, insignificante, exasperante, embrutecedora e esmagora". (Vladimir Ilitch Ulianov Lenin. Panfleto originalmente publicado em julho de 1919, apud Angela Davis).

Temos entao, que já se passaram anos e as adolescentes jovens ainda estão se revoltando desse papel esmagador que a sociedade quer atribuir a mulher. É hora de revisitarmos essa situação.

domingo, junho 14, 2020

COVID BABY BOOMER

Após a Segunda Guerra Mundial, entre 1946 e 1964, ocorreu na Europa o chamado “baby boomer”, marcado pelo aumento significativo da taxa de natalidade.

Nestes tempos de COVID-19, muitos já apontam para um possível novo boom de nascimentos.

Penso nessas futuras crianças como uma geração “COVID BABY BOOMER”.

A questão torna-se ainda mais preocupante nos países pobres, onde as desigualdades sociais foram intensificadas pela pandemia.

Revistas e reportagens já anunciam:

“Covid-19: sete milhões de gravidezes indesejadas em seis meses.”

Sem comentários.

segunda-feira, maio 18, 2020

O que faço durante o afastamento social devido o COVID-19?

Iniciei vários projetos.

O primeiro Projeto. Estudar matemática no Khan Academy  Começei a estudar lá da primeira série e fui até ao 5 ano.  Fui assídua, fiz várias atividades para passar adiante. Projeto fracassado. Motivo: tinha que gastar muito tempo fazendo muitos e muitos exercícios para passar adiante.

Segundo Projeto. Fazer comidas simples, com poucos ingredientes mas saborosas.  Escrevi algumas receitinhas e compartilhei. Projeto fracassado. Motivo: minha listinha de mercado não era suficiente para abarcar as receitinhas. Se pudessémos ir livremente no mercado, provavelmente, o projeto teria continuado.

Terceiro Projeto. Reunião familiar todos os dias as 18 horas. Nesses encontros falaríamos do dia, leríamos um capítulo da bíblia, oravámos e finalizava. Projeto fracassado. Motivo: as pessoas chegavam no encontro com o pé para ir embora. Vinham todos com pressa e eu querendo dialogar. Além disso, a lider não podia ser contrariada.

Quarto Projeto (em andamento). Cantar, gravar e enviar ao grupo da família.  Cantei algumas músicas e enviei ao grupo da família. O projeto possui alguns resultados que pode ser confirmado com um vídeo no  Youtube com parte da família cantando. Link para o projeto: Convida20

Quinto Projeto (em andamento).  Minha amiga e eu vamos ler juntas pelo Hangout. O primeiro livro será do autor José Saramago, título "O conto da Ilha desconhecida".

Sexto Projeto (em andamento).  Fazendo ginástica aeróbica e localizada 03 vezes por semana que pode ser acessado pelo YouTube Em forma. É ótimo porque é uma robozinha.

Participação em Projeto (em andamento).  Gravar um podcasting sobre ação da enfermagem na COVID-19.

Bem, como visto, alguns projetos não estão indo adiante. Acho que eles não tiveram sucesso, pois tenho muitos trabalhos que exigem Atenção Plena.

sábado, março 02, 2019

Meu Ano Novo

Hoje é o meu aniversário, liguei e enviei mensagens,
àqueles que estão compondo comigo,
a vida, a esperança e o dia-a-dia conflituoso.
de um país que destila desamor.

Mas, como hoje é meu aniversário,
reflito na vida e penso que isso se dá porque
as pessoas querem o que não lhes pertencem,então
querem o melhor do outro,  pois nada têm.

Vou vivendo plantando amigos, entre alguns
emergem inimizades ou desamor. Todavia,
estes também florearam minha existência.

Assim, sigo criando um jardim de flores
com diversas  cores, formatos e odores.
Sigo amando este jardim florido.


terça-feira, dezembro 25, 2018

mi mi mi de natal

Como todo ano, venho aqui postar sobre o natal, final de ano e felicitações. Este Natal foi diferente. Tive um encontro comigo mesma. Sentei a minha frente. Tive um longo diálogo a respeito dos sujeitos sociais passantes, ficantes e permanentes. Neste diálogo, percebi que quando sentamos a nossa frente, solicitamos apenas o que é possível. Não tem grandes expectativas porque sabemos nossos limites, mesmo nós alongando.

Foi um tempo bom, ninguém solicitando para que eu ande mais rápido ou mais devagar. Ninguém me chamando para botar a mesa, tirar a mesa, sorrir, falar ou parar de falar. Vez ou outra o celular me chamava, mas eu pude decidir se atender ou não.  Parece egoísmo, mas hoje as pessoas gostam de nós implicar naquilo que é importante para elas.

Gosto de pessoas. Não quero sempre ser eu mesma sentada a minha frente. Todavia, busco aqueles que me respeitam e eu posso acreditar nesse respeito. Nesses últimos tempos, não foram tempos fáceis. Passei por fases de lamentações, exaltações e felicidades. Ainda bem que tudo passa.
Dizem que podemos voltar no tempo, eu queria voltar e arrumar coisas pendentes.

A vida me parece circular assim como o ano. De 12 em 12 meses todos se alucinam com viagens, compras e comilanças. Eu particularmente, queria uma pilula para sentir-me satisfeita e jamais ter que limpar cozinha, uma prática nada salutar, mas necessária. Como já fazia e me aprofundei no minimalismo, essa prática torná-se mais fácil.

Assim, finalizo o dia do Natal. Aqui frente a esse computador, escrevendo e pensando o que colocar em um plano didático-pedagógico sobre saúde mental da juventude e suicídio.

domingo, novembro 18, 2018

"Antes de qualquer coisa, a existência é corporal"

terça-feira, novembro 06, 2018

Recordando


Oggi, mi sonno ricordato di te.

Di Lorenzo: Lago di Como

Nell viaggio, "non fidatevi delle stramaledette prevsioni del tempo"

segunda-feira, julho 16, 2018

Hoje não tive experiências apenas vivências!

Para Walter Benjamim a modernidade arrancou do homem as experiências. Ele se contenta com as vivências. Essas vivencias podem ser traduzidas, por exemplo, usando o meio digital para socializar-se, excluindo as experiências completas da nossa reprodução social. 

terça-feira, junho 13, 2017

Amor

Um dia após o dia dos namorados.
Cai do céu lágrimas fortes
Dos amores que foram esquecidos.
Quem um dia disse: eu te amo.
Jamais deixará de amar.
A não ser que a narrativa
Tenha sido feita com distorção da realidade.
A realidade de amar, dói.
Traz lembranças que ficarão como uma marca no corpo.
Marca que os cirurgiões não conseguem retirar.
Amar, amor, amores.
Esse sentimento é uma falta na atualidade.
Ama-se a si mesmo
Porque o pouco contráriado.
O amor parece findar.

sábado, junho 03, 2017

O Brasil

Morar neste país é um desafio.  Desafio de viver na curva entre a riqueza e a pobreza. Há aqueles que ainda acreditam que ir para o exterior é ser superior. Pobreza. Pobre pensamento. Óbvio que não queria viver em um país aonde se têm várias cracolândias. Pior ainda é viver entre os pobres que vendem o amor para ter a terra colonizadora.

Colonizadora no sentido brutal. Colonizadora não seria a palavra correta, mas os que roubaram e não não devolveram o roubado.

Brasil. Terra que amo e odeio.

domingo, setembro 25, 2016

Vida moderna




A loucura da humanidade. Tudo virou show. Ninguém se preocupada com ninguém.
Querem apenas midiatizar.



sexta-feira, setembro 25, 2015

Pobreza ou ignorância

Exatamente daqui a dois minutos será dia 25/09/2015.
Após seis horas estarei de pé e defenderei minha tese.
Para minha família trata-se de um evento. Uma festa.
Uma festa que se têm nos finais de semana em que se tem feriado prolongado.

Para a família o importante são as roupas, os penteados,os sapatos e  os adornos.
É como se estivessem se preparando  para uma apresentação de ópera.
Inclusive teve aqueles que ao invés de parabenizar-me  disseram que não foram convidados para o evento. Vêm à minha mente, qual evento? Então me recordo que para eles não importa o objeto que foi pesquisado, mas como será a festa final.

Pobreza ou ignorância? Não sei ao certo.
Ao tentar expôr o objeto de estudo à família (que já foi até tratada de comunidade) me pergunta: você acredita neste resultado? O resultado a que cheguei me faz compreender a ignorância dessa comunidade a qual faço parte.

Na sequencia desses fatos entram os intelectuais. Esses, neste momento, não consigo falar a respeito. Quem sabe, amanhã pós-defesa eu consiga tecer comentários. Mas o que vêm a mente é um antigo ditado popular - "Em terra de cego quem tem um olho é rei".

domingo, setembro 20, 2015

A vida sinalizando






 O tempo está passando.
 As marcas da vida vão sinalizando.
Agora o momento é ficar perto somente de quem realmente queremos.
Pior de tudo.
Ando perto de quem realmente não quero.
Que vida contraditória.

terça-feira, agosto 18, 2015

Madrugada

Na madrugada os pensamentos circulam
ávidos, velozes, furiosos, e também, calmos.
Somos levadas a repensar o dia, às horas, os acertos e os erros.
Na madrugada tudo é silêncio, menos os pensamentos.

Busco dentro de mim o melhor,
Busco perdoar aqueles que me magoaram,
Fixo o meu pensamento no melhor dos dias,
traiçoeiramente, o pensamento quer me levar aos piores dias.

Penso no melhor que há no humano,
ainda que muitos deles, inclusive eu,
já machuquei a quem amei e a quem me amou.
Para alguns já pedi perdão,  para outros ...

Tudo é muito complicado na vida,
até mesmo o perdão.
Contudo, a vida é cheia de ondas:
Perdoáveis e de gratidão.

Na madrugada todas as ondas se misturam.
Vêm a gigante nos assolar,
Calmamente, abraço meu travesseiro
É busco o melhor dos pensamentos e das pessoas.



quarta-feira, dezembro 24, 2014

NATAL de 2014

Hoje vamos comemorar o maior aniversariante de todos os tempos. JESUS! 
Jesus nasceu, viveu, morreu e ressuscitou. 
Vamos aprender as lições que ele nos ensinou em parábolas. 
Desejo a todos os homens que cultivem no coração aquilo que ele mais nos ensinou
O AMOR e a VERDADE!

Gostaria de convidar aqueles que praticam a mentira a trazer a verdade em sua bocas. Aqueles que praticam o engano trazer a veracidade. Aqueles que andam pela terra como se o amanhã não houvesse pense que o amanhã é daqui alguns segundos.

Natal de Michelangelo
FELIZ NATAL AOS MEUS LEITORES!
Se não houver leitores. A eu mesma...

segunda-feira, dezembro 22, 2014

Presente de Natal: especial para uma pessoa especial

Anderson, Eliane e Eu
Separar alguém para presentear é um desafio. Eu vivo em desafio porque adoraria presentar a todos, no entanto, os valores das mercadorias não me permite. Dessa forma, apenas uma pessoa receberá o meu presente de Natal. 

Ontem a Eliane gastou os sapatos e cansou as pernas para selecionarmos o  presente do meu amado...  








Júlia e Ivone em casa felizes!


Aquele que me ofereceu as mãos no momento
 da tristeza e me fez descobrir novos horizontes.
Você chegou em um momento difícil.
Tempo em que eu estava perdendo,
 aquela que me trouxe ao mundo.
Aquela que me cuidou e me amou,
ainda que eu "subisse" nas paredes!

Você  me acolheu em seu mundo  
Nestes últimos tempos.
 Novamente você se fez presente.
Trouxe paz entre os conflitos. 
Trouxe alegria entre as tristezas.
Trouxe esperança onde havia desilusão.
Por isso, trago-lhe o nosso significado.
O nosso símbolo.
O que vai marcar o nosso tempo.

Espero que o tempo gire e continue trazendo você!
Trazendo sua sabedoria, seus cuidados e sua pessoa.
A sua mão me levantou quando outras me empurraram.
Eu não tenho palavras para dizer o que você possui de significado.

Aquilo que marcará o nosso tempo!

sexta-feira, dezembro 19, 2014

Então, é Natal

Quando criança o Natal para mim significava vestir roupas novas: sapatos novos, fitas novas, vestidos novos. Minha mãe se esforçava para trazer a todos roupas novas.  O almoço do Natal era esperado como uma noiva espera seu noivo.

O tempo passou. 
Novos significados foram atribuídos ao Natal. Momento de ficar entre família e amigos, momento de estar ao lado de quem amamos. Trocas de presentes. Alegria de um Novo dia.

O tempo passou. Presentes tem outros significados. Significa lembrar que Nasceu Jesus. O presente é trazer a luz o que ele nos ensinou.

Então, é Natal.
O meu presente é oferecer perdão aos que me magoaram e, receber perdão daqueles que magoei. Agradecer aos que constituíram comigo sonhos e aos que abortaram alguns dos meus sonhos.

Sigo acreditando na possibilidade de homens e mulheres com caráter verdadeiros. Sigo acreditando que a Verdade prevalece sobre a Mentira.

Então, é Natal.
Hora de construir novos sonhos. Hora de fazer novos planos. Hora de amar o próximo. Hora de tirar do caminho as pedras de tropeços.


Então, é Natal.