Pesquisar este blog

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Relato da leitura da Cura de Schopenhauer

Finalmente terminei a leitura e como havia afirmado deixo um parecer. O autor narra seus últimos dias de vida e sua psicoterapia de grupo após constatar o melanoma. Um dos participantes do grupo é Phillip o qual vive segundo Schopenhauer. Todo o desenrolar da história se da em relação a este personagem. O autor oferece um panorama das idéias de Schopenhauer e um leve apanhado de sua biografia. Acredito ser muito mais interessante ler a biografia de Schopenhauer. Porém o autor retrata como Phillip um compulsivo por sexo consegue resolver seu problema usando as idéias de Schopenhauer. Parece que o autor encontrou dificuldade em finalizar o livro. Finalmente morre Julius o psicoterapeuta do grupo pelo melanoma e Phillip inicia atendimento em grupo segundo as idéia de Schopenhauer. Deixarei aqui algumas frases provocantes escritas por Schopenhauer citadas pelo autor do livro:

Talento é quando um atirador atinge um alvo que os outros não conseguem. Gênio é quando um atirador atinge um alvo que os outros não vêem”.

“A maioria dos homens sente atração por um rosto bonito, (...) e a natureza faz com que as mulheres exibam todo o seu brilho (...) causem uma sensação (...), mas a mesma natureza esconde os muitos demônios imbuídos nas mulheres(...) o fato de ficarem velhas e feias em poucos anos... o diabo a quatro. Por isso, considero o casamento como uma dívida que o homem contrai na juventude e paga na velhice”.

Desconsiderar e ganhar consideração”

“Sempre que seu cachorro fazia qualquer atitude que o mesmo não gosta chamava-lhe de Humano”.

“Sempre quis morrer rápido, pois quem viveu só a vida inteira saberá avaliar melhor esse tema solitário”.

Bem no primeiro livro que li onde o autor fala do Nietzsche foi maravilhoso o que não aconteceu com está segunda leitura.

Forse io non sapevo ma ho trovato qualcuno uguale a Schopenhauer... :)

Nenhum comentário: