Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador Dedicatória. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dedicatória. Mostrar todas as postagens

domingo, junho 06, 2021

Outono


Essas pernas caminham.

Marcam histórias.

E descansam ao sol.

Novos outonos.



Uma mulher guerreira e forte


Hoje lembrei de você, Julia.

Na época em que esteve entre nós,
eu era a fotógrafa.
Por isso, quase não tenho fotos ao seu lado.

Ainda assim, lembro-me de cada clique
que fiz para manter sua memória entre nós.

Você foi uma guerreira.
Uma mulher forte.

Uma mulher que talvez nunca tenha ouvido falar em interseccionalidade
ou exclusão social,
mas que jamais se submeteu a elas.

Você sempre se rebelou.

Tanto que apelidou nossos vizinhos de
“os brancos”.

Na época, eu não compreendia completamente esse apelido.
Hoje entendo suas ações, seus enfrentamentos e sua leitura do mundo.

“Os brancos” podiam entrar nas casas dos pretos,
mas aos pretos não era permitido entrar nas casas dos brancos.

Essas lembranças me atravessam enquanto leio sobre interseccionalidade,
divisão de classes,
racismo
e o que hoje chamamos de marcadores sociais.

Você já enfrentava tudo isso
muito antes de existirem nomes acadêmicos para explicar.

E enfrentava com coragem.

Saudades de você.

Saudades da sua força.

Saudades da sua energia.

Saudades da sua cumplicidade.

Saudades boas.

Elda de Oliveira

quinta-feira, dezembro 24, 2020

Natal 2020

 


O Natal retoma o Nascimento de Jesus. 
Este dia é comemorado na maior parte do mundo, com festas.  Entretanto, nesse ano não podemos nos abraçar e trocar nossos presentes. Sendo assim, comemoramos o maior que temos em nós A VIDA.  Neste ano,  2020 tantos perderam suas vidas, devido à COVID-19. Tantos lamentos e choros, que a morte ficou “quase” banalizada. Assim sendo, nós que permanecemos vivos frente a pandemia permitamos que o AMOR reine na terra.

 Que os presentes dos reis magos: (o Ouro que simboliza o rei, - o Incenso que reconheceu a divindade e a - a Mirra – o humano que irá passar pela experiência da morte), possa ser relembrado em nossas vidas. Pois, somos os nossos reis e rainhas, somos as criaturas de Deus e iremos experimentar a morte. Dessa forma, a vida deve ser celebrada sempre.

 Celebro a vida com meus amigos, principalmente aqueles que gastaram horas comigo. Aqueles que estiveram comigo em momentos alegres e tristes. Aqueles que cuidaram de mim no momento de minha fragilidade.  Obrigada amigos por existirem. Obrigada por ser o meu Natal. Obrigada por permanecerem vivos. 

Amo a todos vocês.

FELIZ NATAL

Músicas Natalinas da Orquestra de Heliopólis

https://youtu.be/cgCvWj4YMoM

sexta-feira, janeiro 18, 2019

Ricardo Tamura - um cantor que renasceu.


Nós brasileiros, pouco sabemos de quem nos representa fora do Brasil. Trago o brasileiro Ricardo Tamura que já pisou no palco do Metropolitan- USA.  Ele que comemora duas datas de nascimento, a última em outubro de 2018. Fiquei impressionada com sua história de vida. Ele me chamou atenção pelo fato de ter tido um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em outubro de 2017 e, embora, com pequena sequela segue a vida. Quem quiser saber mais acesse Como venceu a morte.  Atualmente, Ricardo Tamura vive na Alemanha, cantando em diversos Estados. Nesta foto, aparece ao lado de José Gallisa, onde atualmente está fazendo a ópera Tosca. Primeira apresentação, desde o AVC, teatro em que começou sua carreira na Alemanha (Osnabrück).   

Estes cantores estão em outros países, trazendo alegria com suas vozes, enquanto nós os brasileiros, sem ouvi-los, por falta de investimento na cultura.  Abaixo deixo um vídeo para que possam ouvi-lo, uma linda voz que nós os brasileiros estamos perdendo.




Parabéns às enfermeiras/os e médicos/as alemães pelo cuidado.  A enfermagem é uma profissão mal reconhecida, todavia, tão singular, quando não conseguimos fazer nossas necessidades básicas. Apenas quem já precisou desse cuidado reconhece o valor da profissão. Tamura em seu depoimento reconhece a profissão.  Ricardo Tamura é um pessoa que podemos ter como exemplo para trabalharmos com pessoas/pacientes que sofreram o mesmo, todavia, tem medo de seguir a vida. 


Sucesso Cantor!

terça-feira, janeiro 15, 2019

"As Canções Que Você Fez Para Mim" Maria Bethânia



O destino, muitas vezes, tem dentes de tubarão; mas, 
a vida é um cristal.