Pesquisar este blog

quarta-feira, setembro 16, 2020

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, 

muda-se o ser, muda-se a confiança,

tomando sempre novas qualidades.


Continuamente, vemos novidades, 

diferentes em tudo da esperança, 

do mal ficam-se as mágoas na lembranças,

e do bem (se algum houve), as saudades.


O tempo cobre o chão de verde manto,

que já coberto foi de neve fria,

e, enfim, converte em choro o doce canto. 


E afora esse mudar-se cada dia, 

outra mudança faz de mor espanto,

que não se muda já como se soía.

Au: Luís Vaz de Camões.


Poeta!

Eu queria entender essas mudanças.

Não a transformação do chão de manto verde em neve;

mas, do amor ao odio e indiferença,

diferença, que em relação ao tratamento,

são desiguais e contraditórios.


Outros tempos você também escreveu:

"O amor é fogo que arde sem se ver,

é ferida que doi e não se sente,

é um descontentamente descontente,

é dor que desatina sem doer."


Então, digamos que o amor não existe?

Pergunto, pois hoje me perguntaram sobre o amor.

E o amor?

O amor. Que coisa de amor é esse?

Esse amor que querem que eu defina, 

com palavras, então uso as suas poetas,

mas quando me pedem a própria definição,

Eu me confundo toda. 

Então, cá estou te indagando, o amor...

O amor existe?


Nenhum comentário: