Assistindo uma aula da pesquisadora Londa Schiebinger, da Stanford University:
Fonte: Aula da Elsevier Mais sobre a professora: University |
Tive acesso a essa informação assistindo a aula da professora que falou sobre as fotografias e o racismo. Em uma rápida busca na internet ví alguns artigos: Sob a luz tropical: racismo e padrões de cor da indústria fotográfica no Brasil O texto traz a descoberta dos fotógrafos ao clicar sobre a pele negra, usando a KODAC. https://revistazum.com.br/revista-zum-10/questao-de-pele/ "Independentemente da calibragem configurada para imprimir as fotos, a reprodução de peles mais escuras apresentava uma coloração indistinta, pálida, ou tão próxima do preto que só o branco dos olhos e dos dentes exibia algum detalhe. "
" Shirley e suas companheiras"
"As Shirleys não eram um fenômeno isolado. As Moças das Cores (ou Color Girls) da televisão e as China Girls do cinema (também conhecidas como “bonecas” ou “cabeças de moças”), sempre de pele clara, determinaram por décadas o padrão de balanceamento de cores."
As pesquisadoras não são mulheres negras gritando que não aparecem bem nas fotografias. Mas, fotógrafos e pesquisadoras brancas e/ou pretas que discutem a paleta de cores na fotografia, onde o padrão da pele clara estava "codificado na materialidade da emulsão de filme analógico". Esse fato merece mais conhecimento. Eu pasmei porque eu não consigo ser apreendida na foto que o mercado livre solicita para que possamos realizar as compras no site. Já tentei diversas vezes, mas ele não me reconhece, solicita mais luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário