Pesquisar este blog

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Liderança quebrantada pela cruz

Vou compartilhar um pouco do seminário de Liderança oferecido por Bill Lawrence. Tema - Liderança Quebrantada pela Cruz.
Iniciamos com as duas frases chaves:

  • Vocês precisam fazer o que vocês não podem fazer, com o que vocês não têm, para o resto de suas vidas.
  • Eu vou fazer, o que eu posso fazer; com o que vocês têm, através de vocês para o resto de suas vidas.

Em Marcos 8:31-34 “... importava que o filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria. E dizia abertamente estas palavras. É Pedro o tomou a parte para repreendê-lo. Mas ele, virando-se e olhando para seus discípulos o repreendeu a Pedro dizendo: não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens”, texto chave para os lideres.

Vários pontos do caráter de Jesus foram identificados; um ponto fundamental é foi um líder que executou os desejos de seus seguidores. Segundo a liderança baseada na cruz os lideres devem tornar os desejos de seus seguidores alcançáveis e reais para que os mesmos executem sua missão. Os seguidores seguem os lideres que o escutam.

Bill Lawrence traz vários pontos do caráter de Jesus. Para sermos um líder a semelhança de Jesus nosso caráter precisa ser transformado pela cruz as situações difíceis são permitidas para que o líder possa crescer, nos levando a pensar na cruz. Imagine se como líder tivesse que enfrentar a cruz, o calvário e a morte. A ressurreição só foi possível porque houve a morte. A liderança quebrantada pela cruz confronta os lideres controladores.

Feche suas duas mãos e veja o que você pode fazer, obviamente – NADA. A partir desse exemplo notamos que um líder deverá ter suas mãos abertas para que possa executar suas ações, seus seguidores deverão sentir-se bem ao seu lado. O líder não determina nada sozinho, ele estabelece a visão em grupo em seguida nenhuma outra visão deverá entrar para que o FOCO seja mantido.

Bill Lawrence já andou por diversos países é conclui – A maior necessidade do mundo é por PAZ. A dor do coração é expressa pelas mãos, o coração é o ponto central da vida, ele representa tudo o que somos, qualquer desejo do coração virá para sua mão, portanto, nosso coração deverá ser justo e puro.

Segundo o preletor o ponto chave da liderança quebrantada pela cruz encontra-se em I Reis 12.7 “Se hoje fores servo deste povo, e os servires, e respondendo-lhes, lhe falares boas palavras, todos os dias serão seus servos”. Finalizando, qualquer decisão que tomarmos hoje mudará tudo para nós amanhã, sendo assim todas as decisões deverão ser quebrantada pela cruz.

Leader Formation International
http://www.leaderformation.org/
http://www.blogger.com/wdl@leaderfortaion.org

Nenhum comentário: