Pesquisar este blog

segunda-feira, junho 16, 2014

A nous la liberté - Valores autênticos e valores fundamentais

Os valores humanos podem ser autênticos, inautênticos e fundamentais. Os valores que advêm da classe dominante são os valores axiológicos. O filosofo e sociólogo Nildo Viana cunha o termo axionomia que são os valores da classe dos oprimidos para contrapor-se ao termo axiologia. Para tanto, indica o filme  ´A nós a Liberdade.

O filme além de retratar os dois conceitos axiologia e axionomia aborda também a questão da liberdade. Trata-se de um filme antigo, mas para refletir sobre os valores antagônicos serve como base.

Um dos pontos que me chamou atenção na citação de Viana quando fala do filme em seu texto é - "o amor sexual [deve ser] como parte e não como objeto da vida." Afinal atualmente, pensa-se que o amor sexual é o objeto da vida e, as relações duradouras e confiáveis são descartadas, ditas como objeto de vida - o amor sexual. Eu mesma  já ouvi assim:  "eu não posso ficar com uma mulher que não tenho desejo de fazer sexo todos os dias, duas vezes por dia ou mais."  Minha pergunta ao sujeito foi? Quando você envelhecer quantas relações sexuais terá com sua parceira no dia? Quais são os valores que giram ao redor de seu relacionamento? Quais são as bases que sustentam seu amor nascido a beira do espetáculo?
Estranhamente, todos os dias ouvimos as seguintes afirmações - Quero beijar sua boa gostosa e valorosa, quero tocar o melhor do seu corpo [mercadoria] blá blá blá...  Valores axiológicos, relações líquidas como diz Bauman. Não que sou contra o beijo na boca, no entanto, ele não deve ser a base das relações sociais ou amorosas.  Ainda que eu exalte o beijo. 

Voltando ao filme, ainda não assisti, deixo um link como propaganda. Caso alguém queira assistir  tomando por base tal conhecimento e, além disso, se encontrarem na internet o filme complete deixe o link nos comentários. 

O link do filme - http://youtu.be/oMeQx1LFBrc


Nenhum comentário: