Pesquisar este blog

sábado, maio 12, 2007

Negro branco

Um dia. Estava eu no ambiente onde se dizem intelectuais...
Quando alguém soltou o seguinte comentário a uma terceira pessoa – “Faça trabalho de branco”. Ouvi a afirmação e continuei minha fala normalmente; ao concluir pergunto a essa mesma pessoa. Quem fazia os trabalhos dos brancos?
Resposta – As mucanas, e elas não eram negras...
Esse mesmo indivíduo então me diz – Você é preconceituosa...
Observo fixamente; não dou nenhuma resposta. Pensei comigo – Ou o indivíduo não entendeu sua narração ou é ignorante e não sabe história dos chavões do Brasil. Mas me recorro à frase de mestre Gilberto Freyre –

“Todo brasileiro traz na alma e
no corpo a sombra do indígena ou do negro”
.

Mundo! Pequenas ações lhe desenham.

Os homens não são desenhistas nem pintores.

São homens com canetas na mão prescrevendo de tudo.

Elda Oliveira

Nenhum comentário: