Pesquisar este blog

terça-feira, outubro 04, 2005

Ópera Bug Jargal

"Bug Jargal é finalista do X Prêmio Carlos Gomes"
A ópera Bug Jargal, do compositor brasileiro José Cândido da Gama Malcher (1853-1921), é finalista do X Prêmio Carlos Gomes na categoria Espetáculo do Ano. Apresentado no Festival de Ópera do Theatro da Paz- 2005, sob a regência de Roberto Duarte e direção de Cleber Papa, Bug Jargal esteve ausente dos palcos por 115 anos. Os resultados equilibrados entre a música e os vários elementos utilizados pela direção do espetáculo nesta nova montagem o tornaram sucesso de público e crítica.
O X Prêmio Carlos Gomes também tem como finalistas quatro pessoas envolvidas com a produção de Bug Jargal. O seu diretor Cleber Papa concorre na categoria Universo da Ópera e o baixo Sávio Sperandio (que fez D.Antônio) em Revelação. O baixo José Gallisa (Biassu) e a mezzo-soprano Edinéia de Oliveira (Irma) estão na lista de Destaque Vocal, Masculino e Feminino. Nesta última categoria, uma outra finalista é Eiko Senda, a Cio-Cio-San da Madame Butterfley, que abriu o Festival de Ópera do Theatro da Paz- 2005.
O resultado do X Prêmio Carlos Gomes será divulgado no dia da premiação, 6 de outubro, que acontece no Teatro São Pedro, na cidade de São Paulo. Cerca de 70 personalidades do mundo da música votam nas indicações tríplices escolhidas por colegiado formado por jornalistas, professores, músicos e personalidades do mundo da música.
Realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria Executiva de Cultura (Secult) e produzido pela São Paulo ImagemData, o Festival de Ópera do Theatro da Paz se constitui hoje tanto uma referência cultural na América Latina quanto um novo foco de interesse turístico para a região.
Hoje, saiu no Estado de São Paulo os vencedores são Edinéia e José Gallisa são os vencedores como Vocal Feminino e Masculino.

Felicitações
Parabéns, Edinéia e Gallisa, fico feliz por vocês.
Principalmente por saber das dificuldades do dia-a-dia dos cantores de ópera no nosso país.
Vamos comemorar...

Nenhum comentário: