Pesquisar este blog

quarta-feira, outubro 22, 2008

Ensaio sobre a cegueira - Blindness


“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”
.
O filme inicia com uma pessoa ficando cega; cegueira está; que se espalha a toda sociedade; apenas um indivíduo podia reparar. O núcleo central são questões éticas e morais; colocadas no limite quando o problema é a sobrevivência. Questiona-se o Belo; a fidelidade; os desejos; o pertencer a algo; o desperdício.
Algumas cenas me chamaram atenção; são elas:
.
O cuidado sem a entrega
A mulher do médico; a única que pode ver. Procura cuidar o máximo do marido; porém não atende sua necessidade. Assim, ao ser apoiado; como precisava; por uma também cega, chega ao clímax com a relação sexual, assistida por sua esposa.
.
A exclusão; e a inclusão
Os primeiros que ficaram cegos foram excluídos da sociedade a fim de garantir a visão do povo; ao saírem do exílio; deparam-se com toda a sociedade; também cega.
Neste momento, refleti sobre as pessoas com transtornos mentais. Estes são realistas, verídicos; sinceras; entre tantas outras qualidades que podemos elencar. Porem; estes são excluídos; com caminhos interrompidos pela sociedade. Temos muito ainda a aprender com esse grupo de pessoas.
.
Os desperdícios dos consumidores
A busca; a luta pela alimentação. Nada diferida dos animais; onde são mostrados alguns cachorros se alimentando de um corpo. Enquanto isso; na casa do médico, alguns figos são estragados; pelo tempo; em cima da mesa. Quantos alimentos são desperdiçados, no dia-a-dia?
.
Quebra de paradigma: desvalorização do belo e a exaltação do velho.
Uma jovem bela com um negro velho. Essa somente mesmo no cinema e estando cegos; onde o que importa e a essência. Em meio a tanto caos; ela sentia nele segurança. Essa cena é linda; visto que nossa sociedade aprecia somente: O BELO; O NOVO. Aqui notamos alguns paradigmas sendo quebrados.
.
Enfim; o filme não é do meu gênero; gosto dos filmes onde a paixão passa aos telespectadores e saímos de lá procurando o AMOR em pessoa, sem ter uma figura representativa. Mas vale a pena conferir.
.

Nenhum comentário: