Pesquisar este blog

domingo, setembro 28, 2008

Le Scaphandre et le Papillon

Filme de Julian Schnabel.
Jean-Dominique Bauby acorda após um longo período de coma causado por um AVC que lhe deixou com graves sequelas. Ele perde os movimentos e a voz; restando apenas o movimento do olho direito que com ajuda de profissionais se comunica com a movimentação deste.
Resolve então escrever um livro baseado em suas vivencias anteriores correlacionando com o momento atual. É um drama vivenciado por alguns profissionais da saúde que trabalham com a recuperação, diferenciando na escrita do livro e na disponibilidade de um profissional para realizar a codificação das letras.
Ocorreram alguns erros, tais como; a nebulização sempre direcionada ao abdomem e não a traqueostomia, estava na estrada um bom tempo dirigindo quando e acometido do AVC, seu filho ao solicitar ajuda, a socorrista pedi ao garoto que vá pra casa comunicar a mãe.
O filme traz reflexões sobre os hospitais no final semana, chegando o paciente a afirmar ser o final de semana um DESERTO. Concordo com ele, finais de semana no hospital não deve ser exclusivo da enfermagem e dos plantonistas médicos.

Nenhum comentário: