Pesquisar este blog

quinta-feira, abril 06, 2006

Robert Schumann (1810-1856)


“Die alten, bösen Lieder” – As antigas e horríveis canções (Heinrich Heine)

As antigas e horríveis canções, os sonhos ruins e maus deixe-nos agora enterrá-los. Busque um caixão grande. Nele coloquem muitas coisas, mas eu ainda assim não direi o quê. O caixão deve ser ainda maior como o barril em Heidelberg. E busque uma morte certa, aperte as tiras densamente, e as pranchas devem ser ainda mais longas do que a ponte de Mainz. E busque-me, também, doze gigantes; Devem ser ainda mais fortes do que esse São Critóvão na catedral de Colônia, no Reno. Devem carregar o caixão para longe e afundá-lo no mar bem fundo, porque um caixão tão grande merece uma sepultura grande. Você sabe porque o caixão deve ser assim grande e pesado? Porque eu afundei com ele o meu amor e a minha dor.

Há muito que não tenho postado nenhum pensamento por essas bandas.
Me veio então a lembrança de Schumann (1810-1856), compositor alemão, cuja morte se completa agora 150 anos. Realizamos então na semana passada um concerto com algumas das obras mais significativas deste compositor. A temática do concerto foi baseada em alguns dos mais importantes poetas alemães do período romântico -Heinrich Heine (1797-1856), Joseph von Eichendorf (1788-1857), Aldeberd Von Chamisso (1781-1838), Emanuel Geibel (1815-1884)- nos quais Schumann se inspirou para escrever os ciclos de canções. Considerado o autor mais representativo do gênero Lied (canção) ele consegui a junção perfeita entre
música e poesia, e os poetas nos quais foram extraídas as palavras, contemporâneos, tiveram quase que a mesma trajetória, estudaram direito (uma das bases da escola alemã) e posterioemente ingressaram no ramo literário e liderados pelos ideais revolucionários motivados pela revolução de 1848.

Mudando um pouco de assunto me lembrei da "irmã da Ieda" e coloco uma foto de seu aniversário, como também as prometidas fotos de NY.

Edit - Bem, vocês não verão a foto... Se alguém quiser ver deverão me acionar...

NY in an sunshine day...
NY in an snowing day...

2 comentários:

THE WOMAN disse...

Eu não mandaria esse caixão ao mar mas queimaria em uma fogueira acessa com o sol...
Quando aos poemas se você tiver os de Chamisso as fases da vida da mulher... Seria encantador a mim e as mulheres navegantes do blog.

THE WOMAN disse...

Sorry, Gallisa.
Mas a foto SUMIU... :))