Pesquisar este blog

quinta-feira, abril 13, 2006

Coisas da vida

Já havia dito que meu pai encontra-se doente. Primeiro diagnosticaram como CA de pele, após muitas investigações conclui-se Linfoma. Foi um choque visto que sempre teve uma boa saúde com exceção de ser muito alérgico.
Solicitei a um amigo da família para que o acompanhe as consultas médicas, portanto quando vai realizar algum procedimento invasivo, umas de suas filhas (por exemplo, eu) o acompanham.
Na última consulta médica estive presente quando o Dr. Edílson me informa que o mesmo deverá realizar quimioterapia, portanto o medicamento com eficácia de 80% não se encontra disponível no SUS “Sistema Ùnico de Saúde” que iria oferecer outro medicamento com eficácia de 50%. Afirmou também que se fossemos comprar custa em torno de oito mil reais, ou seja, impossível de comprarmos. Assim, Dr. Edílson orientou para procurarmos uma associação de familiares e pacientes com linfoma.
Está Associação tem vários objetivos entre eles buscar a disponibilidade dos medicamentos aos pacientes do SUS.
Como enfermeira e pesquisadora da saúde, digo-lhes que fiquei muito chateada, pois as pesquisas, não estão disponíveis aos usuários finais. Então me vem uma inquietação – Pra que as pesquisas? Os usuários do SUS servem apenas de cobaia? Nas pesquisas realizadas nunca li nenhum aonde fosse realizada em um hospital de ponta; digo, pois já trabalhei em um deles. A maioria das pesquisas é realizada com usuários do SUS e como resultado final esses medicamentos não são disponíveis a eles. O que vocês acham?

Mas com todas as dificuldades encontradas ele está realizando tratamento em um hospital particular com uma porcentagem aos usuários do SUS AC Camargo. Deixo ai o link caso vocês queiram consultar.

Hospital Cancer

Abrale

Um comentário:

THE WOMAN disse...

Que pena que as pessoas se interessam apenas por si. Nenhum comentário realizado nem sobre a patologia, nem sobre o SUS nem sobre meu pai... Que mundo egocêntrico.