Pesquisar este blog

terça-feira, agosto 23, 2005

Mi ho regalato

Hoje fui a livraria Siciliano e me presenteei. Havia dito a minha amiga "Preciso lêr algo que não seja em relação a álcool e outras drogas". Então resolvi buscar. Já havia namorado este livro faz algum tempo, mas como eu estava lendo para finalizar o mestrado... Não podia me dá o luxo. Mas afinal estou presenteada. Comprei o livro - When Nietzsche wept, ou seja - Quando Nietzsche chorou. O autor do livro Irvin D. Yalon é psicoterapeuta e professor de Psiquiatria já publicou outros títulos sendo este seu primeiro Romance.

O livro trata de Josef Breuer que possue um novo método de tratamento a "terapia através da conversa", porém ele mesmo tem obsessivas fantasias sexuais con Anna O., a paciente recém-curada de insônia e pesadelos. De férias em Veneza, Breuer encontra a jovem russa Lou Salomé que lhe pede um favor: tratar da depressão suicida de seu amigo Friedrich Nietzsche. O filósofo alemão que já tentara tratamento com dezenas de médicos em toda a Europa e quase sempre seu orgulho e a natureza de seu sofrimento se configurariam em obstáculos intransponíveis. O que se estabelece entre eles é uma relação na qual as funções de médico e paciente se confundem, pois Breuer encontra na filosofia de Nietzsche algumas respostas para suas próprias dores existenciais.

Bem espero me deliciar nas fantasias do autor com a histérica da Anna O.

Nenhum comentário: